O 5S é uma metodologia de origem japonesa, que foi utilizada inicialmente pelas donas de casa para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. Após a Segunda Guerra Mundial, ela se popularizou no meio industrial pelo fato de ser baseada em idéias simples, mas que têm o potencial trazer grandes benefícios. E atualmente, o 5S tem sido bastante utilizado de forma eficaz e participativa em empresas de qualquer ramo ou porte que buscam a redução de desperdícios e o aumento da produtividade.
Esta metodologia permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais, além de melhorar o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários. Mas o que de fato são os 5S? O conceito possui como base cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Cada uma dessas palavras busca despertar a atenção para um “senso” de responsabilidade.
1. Seiri - Senso de Utilização:
O primeiro senso objetiva separar o que é útil do inútil, eliminando o desnecessário. Ou seja, deve ser feita uma análise sobre todos os materiais, ferramentas, equipamentos, dados, entre outros componentes da empresa, para entender o que realmente é necessário para realização das atividades e o que pode ser descartado ou realocado.
2. Seiton - Senso de Organização:
Já o Seiton tem como objetivo identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Esse senso pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para começar, é preciso colocar cada item em seu devido lugar e demarcar com etiquetas o local específico. Além disso, é interessante colocar ao alcance das mãos o que é mais usado no dia a dia.
Aplicação do senso de organização: quadro de ferramentas no qual cada uma delas tem a sua posição específica.
3. Seiso - Senso de Limpeza:
A tradução da palavra Seiso é limpeza, sendo assim este senso define a importância de manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar. Ele pode ir além do aspecto físico, limpar o piso, gavetas, estantes, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho no qual impera a transparência, honestidade e o respeito.
4. Seiketsu - Senso de Padronização:
Você deve estar se perguntando: como vai ser possível manter tudo o que foi conquistado nos sensos anteriores? Após a “faxina” realizada anteriormente, é preciso “tornar comum”, na cultura da empresa em questão, alguns valores e normas de comportamento com o intuito de manter o que já foi conquistado. Certo, mas como você pode fazer isso? Através da utilização de padrões de cores, placas, iluminação, etc.
Como este senso também abrange o conceito de saúde e higiene, é importante que sejam verificados os estados dos banheiros, refeitórios, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores relacionados à ergonomia, iluminação, ventilação, entre outros.
Um armazém antes e depois de se aplicar o 4º senso
5. Shitsuke - Senso de Autodisciplina:
Por fim, o Shitsuke vem para fazer dessas atitudes um hábito, transformando o 5S em uma filosofia de vida. É interessante que você consiga envolver tanto os seus colaboradores na implementação da metodologia 5S, que haja um cumprimento e comprometimento pessoal e natural com os sensos anteriores. Para que essa etapa seja finalizada é crucial que os indivíduos estejam fazendo o que precisa ser feito mesmo quando não há vigilância, ou quando eles estendem estes conceitos para a sua vida pessoal, demonstrando o seu total envolvimento.
O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que deve ser incorporado na rotina aos poucos, contribuindo para a conquista da Qualidade Total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos. Além disso, é interessante notar que à medida que cada um dos sensos vai sendo aplicado, resultados diferentes vão sendo percebidos pelos colaboradores da empresa em questão, alguns desses resultados foram muito bem exemplificados pela Cláudia Bittencourt no blog Sobre Administração.
Aplicação do 5s em uma oficina Veicular
Um estudo realizado em 2015 pela Universidade Federal de Goiás propôs uma aplicação do 5S numa pequena oficina de reparos e manutenção veicular com o intuito de, entre outras coisas, contribuir para a área empresarial ao mostrar a possibilidade de implementação da metodologia em pequenos negócios, principalmente, em atividades envolvendo a prestação de serviços.
O setor automotivo foi escolhido por vir apresentando um grande crescimento ao longo do tempo, o que decorre em uma série de oportunidades ao setor de manutenção e reparo. E também porque, aliado ao aumento deste mercado, encontra-se o crescimento das exigências por parte dos seus consumidores, como por exemplo, a busca pela maior qualidade dos serviços e menores custos. Nesse contexto, a implementação de programas de Qualidade Total contribui para elevar o nível de satisfação dos clientes. O 5S foi o programa escolhido pela sua característica de baixa taxa de investimento, e também devido ao potencial de altas taxas de retorno em relação à produtividade e qualidade.
A implementação da metodologia ou programa 5S promoveu um nova abordagem comportamental ao ambiente de trabalho observado, apresentando ainda indicativos da incorporação da cultura 5S nos valores pessoais dos colaboradores. Dentre as melhorias observadas pode-se citar: maior limpeza e organização da oficina, maior comprometimento dos colaboradores, entre outras coisas que tiveram como consequência um aumento na qualidade do serviço prestado.
Quer saber como dar o primeiro passo para implementar o 5S na sua empresa? A Ciclo Consultoria criou uma planilha com um checklist de controle que vai te ajudar a dar os primeiros passos rumo a implementação dessa poderosa metodologia de redução de desperdícios.
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