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Gestão de Estoques: Aumente seus lucros, diminua desperdícios, entenda seu estoque


Gestão de Estoques

O setor varejista, por ser bastante dinâmico e competitivo, frequentemente vem se deparando com ideias e estratégias para aumentar suas vendas e garantir o interesse de cada vez mais clientes.

O que ainda não é tão disseminado, porém, é o conceito da Gestão de Estoques.

Uma observação mais clara dos seus armazenamentos pode evitar custos desnecessários, garantir que entregas sejam feitas em dia, além de certificar ainda mais a satisfação dos seus clientes.

Você, dono de loja de varejo, pode nunca ter parado para pensar que a solução para tantos problemas estava nos estoques!

Mas como uma boa Gestão de Estoques pode influenciar na sua empresa de varejo?

Desde supermercados, passando por farmácias, livrarias e lojas de roupas, as vendas de varejo devem sempre se preocupar com suas estocagens.

Focando o tempo todo na melhoria do dia a dia da empresa, esse cuidado minimiza os riscos de acúmulo de estoques, além de trazer uma noção de gastos desnecessários.

E até mesmo de economia de espaço – com certeza, uma menor área com muitos produtos garante até um aumento do tamanho da própria loja!

Talvez a dificuldade mais grave de muitas organizações seja a de definir quais são os gastos desnecessários, como foi citado acima.

E, com isso, há sempre o risco de se comprar mais do que se vende, deixando produtos parados, ou menos do que se vende, não satisfazendo a demanda.

Tal problema afeta muitos setores. Um exemplo deles é o mercado de moda, em que o acúmulo de estoque leva os donos de loja a baixarem os preços para que as roupas de uma certa coleção sejam vendidas posteriormente em liquidações.

Mas isso quer dizer que você não poderá fazer promoções? Não! Muito pelo contrário!

O estudo dos estoques traz um conhecimento maior sobre os produtos, sobre a vontade dos clientes e, com isso, faz com que lançamentos e ofertas sejam cada vez mais efetivos.

A falta de um bom gerenciamento dos estoques pode gerar, além desses gastos internos, um engano no conhecimento do próprio volume armazenado, o que impacta na sua relação com os fornecedores e, consequentemente, no que você tem para oferecer para o cliente final.

Além disso, em alguns casos mais específicos, derivando do mesmo problema, produtos acabam passando da validade, e acabam tendo que ser jogados fora, o que torna o lucro final menor.

E isso tem acontece com frequência em supermercados, em restaurantes (com matérias primas), entre muitos outros.

O que deve ser considerado para uma boa Gestão de Estoques?

Deve-se ter uma noção, primeiramente, de que aquele seu produto campeão de vendas não estará sempre nesse patamar. E, por trás disso, é que está o conceito de se estudar os estoques.

É feita uma priorização e um acompanhamento constante das saídas de cada produto, o que tornará cada vez mais fáceis as decisões de quando e quanto comprar.

Por exemplo, é possível perceber falhas recorrentes em frutarias que acabam investindo em muito de alguns tipos de fruta e pouco em outros, o fazendo com que muitas se estraguem.

É extremamente necessário que toda e qualquer organização faça um estudo sobre os seus produtos estocados.

Ademais, para que sempre sejam atingidos os melhores resultados possíveis todos os dias, é observado o conceito de lead time, que é a diferença de tempo entre o momento em que você fez o pedido até a chegada do produto.

Sabendo disso, é possível entrar nas especificidades e lidar com problemas, por exemplo, de vendas sazonais (produtos que precisam de uma época do ano para crescer em vendas, como árvores de Natal) e de estoques de segurança (o que necessariamente precisa ser estocado por você com o objetivo de não faltar produtos quando o cliente quiser).

E por que se deve investir em uma melhora da Gestão de Estoques?

É possível apontar as principais vantagens e consequências do seu investimento em uma boa Gestão de Estoques:

  1. Excelência no atendimento ao cliente – por chegar a uma garantia das demandas dos seus compradores;

  2. Minimização do desperdício de recursos – trazendo uma noção de quando comprar e de quanto comprar;

  3. Impedimento de liquidações desnecessárias – por fazer com que a quantidade comprada esteja sempre de acordo com a demanda do cliente;

  4. Diminuição dos produtos vencidos – por encontrar um ponto ótimo da quantidade necessária de produtos armazenados durante o tempo certo;

  5. Entregas em dia – por evitar a falta de produtos e dúvidas com relação às demandas;

  6. Flexibilidade da relação entre o que o público quer comprar e o que a empresa oferece – por considerar as vontades do cliente no estudo.

Obviamente, é preciso entender os seus objetivos gerais como gestor. Tendo tal conhecimento, haverá uma economia de tempo, além de uma grande diminuição no desperdício de papel, de inventário, entre outros.

E, além desses, até da possibilidade de erros de processamento durante qualquer troca de informação – como, por exemplo, quando o que existe de fato no estoque não bate com o que está sendo catalogado (o que, convenhamos, acontece constantemente na maioria das empresas e pode trazer perdas graves).

Ou seja, haverá um entendimento melhor da sua empresa como um todo, um aumento da satisfação dos clientes, um aumento do Market share (participação no mercado em termos de vendas). O que trará, consequentemente, um aumento dos lucros.

De fato, uma Gestão de Estoques efetiva é um ótimo diferencial e pode alavancar as vendas de qualquer empresa de varejo.

E, como nós da Ciclo Consultoria, podemos te ajudar?

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