Você, micro ou pequeno empresário, já enfrentou problemas com a baixa produtividade da sua empresa? Já percebeu uma concentração de pessoas em um mesmo local? Espaços ociosos na área da produção? Longas filas para atendimento de clientes?
Você já parou para pensar em como a disposição das máquinas, pessoas e produtos pode influenciar no rendimento do seu negócio?
A capacidade de produção de uma empresa está diretamente relacionada com o tempo que ela leva para realizar seus processos e este tempo está intimamente ligado ao layout empresarial.
O que é Layout Empresarial?
O layout pode ser entendido como arranjo físico, ou seja, o modo como estão organizados os equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos finalizados, mão de obra, clientes, matéria prima e tudo aquilo que envolve a cadeia produtiva e de vendas dentro da empresa.
Um bom estudo de layout tem grande efeito na produtividade da empresa, podendo reduzir os custos, por significar menos desperdícios, e perda de tempo.
Do contrário, podem ser gerados gargalos na produção, excesso de mão de obra, recursos ociosos e desperdício de tempo gerando maiores gastos.
Além disso, a boa disposição espacial diminui a ociosidade de equipamentos e a interrupção no trabalho dos funcionários, afetando diretamente a qualidade da produção.
Como saber se preciso de um Estudo de Layout?
Para toda atividade que utilize espaço o estudo é recomendado, desde indústrias que transformam matéria prima em produto, até empresas que prestam serviços, de pequeno, médio ou grande porte.
O ajuste de layout pode ser aplicado tanto em empresas que ainda vão abrir e querem definir como será a disposição dos elementos em suas instalações, como naquelas já consolidadas que almejam redefinir o uso de seu espaço físico para melhor aproveitamento dele.
Um bom estudo do arranjo espacial e consequente ajuste dele pode mudar a realidade não só da produção, como das vendas, pois garantindo maior conforto dos consumidores e posicionando produtos estrategicamente do melhor jeito possível, estes consumirão mais.
A disposição das mercadorias em grandes supermercados, por exemplo, é organizada de forma que o consumidor compre mais.
Exemplo disso são os produtos infantis que sempre estarão nas partes mais baixas das prateleiras, não só ao alcance da visão das crianças, como também ao alcance das mãos.
É importante ressaltar que, quando os produtos são posicionados da maneira correta, como no caso acima, muitas vezes o cliente é levado a comprar.
O layout pode induzir ao consumo de produtos, dispensáveis ao cliente naquele momento, desde que pensados e planejados para ficarem bem posicionados.
Com um bom layout obtêm-se resultados surpreendentes na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência.
Além de facilitar entradas e saídas de materiais, melhorar os fluxos, auxiliar no gerenciamento visual e na supervisão, ao mesmo tempo em que gera um ambiente de trabalho agradável e seguro.
Como melhorar o Layout?
É importante que o arranjo físico de uma organização seja pensado e preparado de forma que se possa aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, tanto humanos quanto materiais, durante a execução dos trabalhos.
Quando se cria um caminho de produção, é possível diminuir o tempo entre um processo e outro; ter um controle maior de onde está o produto e em que fase se encontra; estimar um tempo de produção em cada fase e ainda definir recursos necessários para a execução de cada tarefa.
É importante evitar que muitas tarefas e processos se acumulem no mesmo local, a não ser que não haja outro jeito. Quanto mais tarefas no mesmo local, maior o número de processos que ocorrem ali, consequentemente a chance de se ter um choque e um cruzamento do fluxo entre eles é maior.
Além disso, existem processos que não podem ocorrer perto uns dos outros, visto que eles podem se influenciar negativamente ou gerar um fluxo de pessoas excessivo. Por isso, é necessária atenção para que isso não aconteça, um exemplo clássico e simples é não deixar um freezer perto de um fogão em um restaurante.
É importante lembrar sempre que todo e qualquer espaço do seu estabelecimento pode tornar-se funcional. Portanto, se há algum espaço sendo inutilizado, torne-o útil.
Para tentar novos arranjos no ambiente da sua empresa, é importante também coletar sugestões de quem trabalha diretamente em determinada área, pois o funcionário terá uma visão mais realista das atividades que realiza no dia-a-dia e, assim, ficará mais fácil identificar problemas no fluxo das mesmas.
Interessou-se pelo assunto? A Ciclo consultoria pode ajudá-lo a resolver o seu problema de layout e impulsionar o seu negócio, através de soluções personalizadas para o que você precisa.
Entre já em contato com a gente e agende uma reunião de análise empresarial gratuita.