Maquinário parado, produção atrasada, funcionários ociosos… um verdadeiro pesadelo para qualquer gestor. Essa é uma realidade frequente para as indústrias que encaram a manutenção apenas como um reparador de quebras de maquinário, e não possuem um planejamento assertivo da manutenção, dependendo apenas dos reparos corretivos.
Esse tipo de gestão acarreta diretamente na produtividade e competitividade da empresa frente ao mercado, mas com a implementação de um eficaz e sistemático conjunto de ações do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) a realidade dessa indústria pode mudar rapidamente.
Para implementação de um PCM adequado para a realidade de uma indústria, a equipe responsável deverá realizar medições e utilizar dados históricos de tempos de falha, custo de manutenção, condições de trabalho e outras métricas para montar um banco de dados.
Assim, implementando as ferramentas de Engenharia de Produção, é possível obter resultados que são utilizados para determinação das ações e estratégias do planejamento da manutenção. A implementação de um PCM traz vários benefícios para organização, como:
Aumento da disponibilidade: Com a redução das paradas para manutenção em horário produtivo e interrupções causadas por quebras no sistema, há um notório aumento no tempo disponível para produção.
Impactos na produção: quebras inesperadas no maquinário se tornam cada vez mais atípicas, assim a produção está mais favorável a cumprir o estabelecido pelo PCP, impactando em cumprimento da demanda e redução do uso de horas extras.
Uso correto da equipe de manutenção: o uso da equipe responsável pela manutenção é otimizado e melhor organizado, reduzindo assim possíveis sobrecargas ou ociosidades da equipe.
Quebras bruscas e falhas: redução de falhas aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos e redução na ocorrência de acidentes de trabalho.
Redução de custos: a manutenção planejada possui um custo associado menor que o da corretiva.
Um bom sistema de planejamento da manutenção não precisa ser complexo, porém deve ser projetado de acordo com o porte da empresa, disponibilidade de recurso, dimensão da equipe e diversos outros fatores, o que inicialmente pode ser uma tarefa difícil de ser implantada na indústria, por isso a importância de um suporte especializado.
A equipe da Ciclo Consultoria obteve ótimos resultados tendo implementado o PCM em uma indústria do ramo de Construção Civil. Para esse projeto, foi elaborado um novo modelo de Ordem de Serviço de Manutenção que constam informações sobre os sintomas e causas das falhas, que constantemente alimentam a base de dados criada. Assim é possível realizar o acompanhamento das manutenções realizadas e melhor adequação e planejamento da equipe responsável.
Com a implementação desse sistema, ótimos resultados foram obtidos, como:
Aumento em 12% da disponibilidade do maquinário
Redução em 11% do uso de manutenções corretivas
O tempo médio entre falhas triplicou
Toda a equipe da Ciclo Consultoria está disposta a ajudar a implementar um PCM correto e feito especialmente para sua empresa. Entre em contato conosco para agendar uma reunião gratuita!