top of page

Previsão de Demanda: esteja um passo à frente em relação ao mercado


previsão de demanda

Para economia, demanda pode ser interpretada como procura por um certo produto ou serviço pelo mercado. Desta forma, cabe às empresas ofertantes definir uma estratégia de como suprir essa necessidade e ganhar cada vez mais espaço e representatividade.

Porém há um grande dúvida que assombra os gestores: quanto devo produzir para faturar mais evitando desperdícios? Para isso, o estudo da previsão de demanda se mostra como uma ferramenta extremamente poderosa que pode colocar a empresa sempre um passo à frente, tendo uma visão futura do mercado.

A previsão de demanda consiste em estimar as necessidades futuras do mercado e com isso ser capaz de equilibrar e alinhar todas as áreas da empresa. Essa é uma ferramenta muito poderosa para uma empresa se antever e estar preparada frente ao mercado no curto e médio prazo.

Dispondo da previsão assertiva de seus pedidos para os meses futuros, a empresa é capaz de realizar uma série de tomadas de decisão sobre diversas áreas da companhia, tais como:

  1. Definição da estratégia da empresa: é possível que os gestores definam a estratégia de empresa para os próximos meses, sendo de crescimento, de estabilização ou retração.

  2. Operacional: permite a realização apropriada de compras de matéria-prima, uso do maquinário e alocação de funcionários, garantindo o funcionamento normal da produção, reduzindo riscos e custos operacionais.

  3. Planejamento Financeiro: para manutenção da saúde financeira da empresa, através das previsões de fluxo de caixa e recursos necessários para o funcionamento da mesma.

Ademais, a previsão de demanda desempenha um papel-chave na precificação dos produtos ofertados, uma vez sabendo a quantidade demandada pelo mercado é possível definir um preço competitivo dentre a concorrência e que atraia mais consumidores.

Existem diversos métodos de realização do estudo de previsão de demanda de uma empresa, podendo ser realizadas através de pesquisas, em que é feito um levantamento sobre opiniões de potenciais clientes e tendências de mercado, ou através de estudos estatísticos.

Atualmente a análise estatística faz cada vez mais uso do Data Science e softwares para construção de suas métricas, reforçando a importância cada vez maior da captação e estudo de dados para adequação da indústria ao modelo 4.0.

Utilizando uma completa base de dados dos pedidos anteriores é possível realizar diferentes tipos de análise estatística, estabelecendo assim padrões e entendendo o comportamento da demanda ao longo do tempo.

De forma geral através de uma análise quantitativa da demanda é possível observar que a mesma comporta de acordo como um, ou como uma combinação, dos padrões gerais abaixo:

Uma vez compreendido o comportamento dos pedidos de seus clientes e realizando o alinhamento com a estratégia da empresa e as condições de mercado, é possível estimar as demandas futuras para curto e médio prazos.

Os dados de demanda futura devem assim ser repassados para as diferentes áreas das empresas, de forma que seus gestores utilizem-os para realizar as tomadas de decisão necessárias e que cada departamento otimize seu uso de recursos.

Como foi visto, a realização da previsão de demanda que realmente mostre a realidade do mercado vai muito além de uma análise estatística e pode requerer aplicação de diversas ferramentas de Engenharia de Produção, podendo ser uma atividade difícil para algumas empresas.

Por isso nós, da Ciclo Consultoria, estamos dispostos a ajudar sua empresa nessa missão! Através de uma imersão e nossa experiência obtida na realização de vários projetos com indústrias no estado, procuramos entender a realidade do seu negócio e executar o projeto de forma que supra as necessidades do cliente de forma eficaz e personalizada. Basta clicar aqui para entrar em contato conosco e agendar uma reunião gratuita!

0 comentário
  • whatsapp-logo-1
bottom of page