Para economia, demanda pode ser interpretada como procura por um certo produto ou serviço pelo mercado. Desta forma, cabe às empresas ofertantes definir uma estratégia de como suprir essa necessidade e ganhar cada vez mais espaço e representatividade.
Porém há um grande dúvida que assombra os gestores: quanto devo produzir para faturar mais evitando desperdícios? Para isso, o estudo da previsão de demanda se mostra como uma ferramenta extremamente poderosa que pode colocar a empresa sempre um passo à frente, tendo uma visão futura do mercado.
A previsão de demanda consiste em estimar as necessidades futuras do mercado e com isso ser capaz de equilibrar e alinhar todas as áreas da empresa. Essa é uma ferramenta muito poderosa para uma empresa se antever e estar preparada frente ao mercado no curto e médio prazo.
Dispondo da previsão assertiva de seus pedidos para os meses futuros, a empresa é capaz de realizar uma série de tomadas de decisão sobre diversas áreas da companhia, tais como:
Definição da estratégia da empresa: é possível que os gestores definam a estratégia de empresa para os próximos meses, sendo de crescimento, de estabilização ou retração.
Operacional: permite a realização apropriada de compras de matéria-prima, uso do maquinário e alocação de funcionários, garantindo o funcionamento normal da produção, reduzindo riscos e custos operacionais.
Planejamento Financeiro: para manutenção da saúde financeira da empresa, através das previsões de fluxo de caixa e recursos necessários para o funcionamento da mesma.
Ademais, a previsão de demanda desempenha um papel-chave na precificação dos produtos ofertados, uma vez sabendo a quantidade demandada pelo mercado é possível definir um preço competitivo dentre a concorrência e que atraia mais consumidores.
Existem diversos métodos de realização do estudo de previsão de demanda de uma empresa, podendo ser realizadas através de pesquisas, em que é feito um levantamento sobre opiniões de potenciais clientes e tendências de mercado, ou através de estudos estatísticos.
Atualmente a análise estatística faz cada vez mais uso do Data Science e softwares para construção de suas métricas, reforçando a importância cada vez maior da captação e estudo de dados para adequação da indústria ao modelo 4.0.
Utilizando uma completa base de dados dos pedidos anteriores é possível realizar diferentes tipos de análise estatística, estabelecendo assim padrões e entendendo o comportamento da demanda ao longo do tempo.
De forma geral através de uma análise quantitativa da demanda é possível observar que a mesma comporta de acordo como um, ou como uma combinação, dos padrões gerais abaixo:
Uma vez compreendido o comportamento dos pedidos de seus clientes e realizando o alinhamento com a estratégia da empresa e as condições de mercado, é possível estimar as demandas futuras para curto e médio prazos.
Os dados de demanda futura devem assim ser repassados para as diferentes áreas das empresas, de forma que seus gestores utilizem-os para realizar as tomadas de decisão necessárias e que cada departamento otimize seu uso de recursos.
Como foi visto, a realização da previsão de demanda que realmente mostre a realidade do mercado vai muito além de uma análise estatística e pode requerer aplicação de diversas ferramentas de Engenharia de Produção, podendo ser uma atividade difícil para algumas empresas.
Por isso nós, da Ciclo Consultoria, estamos dispostos a ajudar sua empresa nessa missão! Através de uma imersão e nossa experiência obtida na realização de vários projetos com indústrias no estado, procuramos entender a realidade do seu negócio e executar o projeto de forma que supra as necessidades do cliente de forma eficaz e personalizada. Basta clicar aqui para entrar em contato conosco e agendar uma reunião gratuita!