top of page

Como implementar o PCP da melhor forma na sua empresa?


O que é PCP?

O Planejamento e Controle da Produção ou PCP é uma função necessária dentro das empresas, voltado para os processos produtivos, ele é um conjunto de atividades e processos que tem o objetivo de traçar planos dentro do processo e servirá para controlar todas as etapas do processo, a fim de organizar e otimizar o processo e reduzir possíveis perdas no caminho.

Os Pilares do PCP:

O planejamento e Controle da Produção, trata de atender três principais objetivos, chamados de pilares do PCP, são eles:


Planejamento: onde será decidido quais são e quanto de cada produto será produzido em um determinado período, levando em consideração a demanda do mercado, os recursos disponíveis e a capacidade da empresa.

Programação: é criado um cronograma detalhado para determinar quando e onde cada atividade será realizada.

Controle: aqui, há um monitoramento em tempo real de todo o processo, com o objetivo de verificar se tudo está ocorrendo de acordo com o plano de produção, garantindo a maior qualidade do produto e observando se há a necessidade de fazer algum ajuste e, caso preciso, adequando o plano de produção e corrigindo erros.

Objetivos do PCP:

O PCP se divide em 4 objetivos onde se preocupa em responder 4 principais perguntas:

●       Quando produzir?

●       Quanto e onde produzir?

●       Qual ordem deve ser considerada?

●       Tudo está ocorrendo de acordo com o planejado?

Etapas do PCP:

Etapa 1 – Previsão de Demanda

Nesta etapa, é feito um levantamento dos insumos e recursos necessários para a produção, ou seja, envolve a análise de dados históricos, tendências de mercado e outras informações importantes para estimar a demanda futura dos produtos ou serviços da empresa.

Etapa 2 – Planejamento da Capacidade Produtiva

Nesta etapa, a partir dos dados levantados na etapa anterior de previsão de demanda, são tomadas ações para garantir conformidade no mercado a longo prazo, preparando a empresa para possíveis imprevistos que possam ocorrer durante esse período.

Etapa 3 – Planejamento Agregado da Produção (PAP)

Essa etapa consiste na definição de estratégias a partir das informações obtidas nas etapas anteriores. Se concentra na determinação dos níveis gerais de produção, capacidade e mão de obra necessários para atender à demanda prevista.

Etapa 4 – Plano Mestre de Produção (PMP)

O Planejamento Mestre de Produção estabelece metas de produção de curto a médio prazo, definindo as quantidades específicas, prazos de entrega e os recursos necessários para atender à demanda prevista.

Etapa 5 – Programação Detalhada da Produção (PDP)

No PDP, são realizadas operações diárias do processo de produção, que devem ser delimitadas a curto prazo. Nessa etapa é necessário:

●       Detalhar as ordens de produção;

●       Definir sequenciamento das ordens de produção;

●       Alocar os recursos de maneira que as operações sejam bem executadas.

Etapa 6 – Controle da Produção

Na última etapa, é preciso avaliar se as ações realizadas na primeira etapa estão em conformidade com o que foi planejado. Aqui, o monitoramento em tempo real entra em cena, fornecendo relatórios detalhados do desempenho das operações. Esse acompanhamento visa identificar possíveis gargalos e criar uma base sólida para orientar decisões estratégicas.

Ferramentas que podem ser utilizadas para o PCP

  • Master Production Schedule (MPS) - Programa Mestre de Produção

  • MRP (Material Requirements Planning - Planejamento das Necessidades de Materiais);

  • ERP     (Enterprise     Resource     Planning     -       Planejamento    de               Recursos Empresariais);

  • Kanban;

  • Kaizen.


Precisa de ajuda para implantar o PCP na sua empresa? Entre em contato agora mesmo e agende um diagnóstico totalmente gratuito com a Ciclo. Estamos aqui para ajudar sua empresa a crescer!

0 comentário

Comments


  • whatsapp-logo-1
bottom of page