Os custos fixos impactam uma empresa de diversas maneiras, tanto positivamente quanto negativamente. Saiba como gerenciá-los e aumentar seus lucros!
Pontos positivos:
Economias de escala: referem-se à redução dos custos médios de produção à medida que a quantidade produzida aumenta. Isso ocorre porque os custos fixos são distribuídos para um maior quantitativo de unidades produzidas.
Planejamento financeiro mais previsível: por não variarem de acordo com o volume de produção e serem mais estáveis ao longo do tempo, os custos fixos se tornam facilitadores para os planejamentos e projeções futuras da empresa, na identificação da viabilidade financeira e nas tomadas de decisões estratégicas.
Pontos negativos:
Risco de prejuízo: podem representar perdas constantes caso os volumes de vendas sejam baixos, tornando a empresa refém de um faturamento estável e previsível.
Ponto de equilíbrio mais alto: custos fixos elevados impactam diretamente no aumento da quantidade mínima de vendas que a empresa necessita para cobrir os custos.
Rigidez operacional: diminui a flexibilidade da empresa para cortar e reduzir custos caso se torne necessário.
Como gerenciar melhor?
Há diversas alternativas que podem auxiliar no gerenciamento dos custos fixos:
1. Negociar melhores preços com fornecedores, através da compra em alto volume, contratos em longo prazo ou realizando a comparação entre as opções de fornecedores.
2. Renegociar contratos realizando revisão regular para buscar oportunidades e alternativas mais viáveis para o negócio.
3. Considerar terceirizar alguma etapa ou operação, caso seja mais vantajoso economicamente e estruturalmente para a empresa.
4. Investir em tecnologias que impactem na automatização e aperfeiçoamento dos processos, resultando na eficiência operacional e reduzindo os custos fixos.
Quer ajudar para entender melhor seus custos?
Entre em contato conosco agora mesmo e agende seu Diagnóstico GRATUITO. Nossa equipe irá te auxiliar nessa e diversas outras análises que irão dar um gás na sua empresa!
Comentários